segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Nestogeno 2- para bebês a partir dos 6 meses


Acabei de chegar da farmácia... um programa super corriqueiro para uma mãe de babies... Peguei 3 pacotes de fraldas (antes pesquisei qual estava mais em conta... sempre tem alguma promoção) e fui para a prateleira dos leites infantis.... fui direto no que sempre pego: Nestogeno 1 ( depois de muuuuuuuuuuitos leites esse foi o que deu certo) e aí pensei: não, hoje tenho que pegar o nestogeno 2.. amanhã o ioni e a naná fazem 6 meses(já???????). Sempre olhava para a versão mais madura das fórmulas infantis com um olhar de falta muito para chegar aí. Bom, chegou.... meus filhos vão fazer meio ano amanhã... agora, voou!
O rótulo do leite me levou a uma retrospectiva desses meses... faz tempo que não posto, então resolvi dividir com vcs essas reflexões.
Começando pelo leite: sempre me perguntam se eu ainda amamento. Não, eu não amamento... consegui até os 3 meses e para mim isso já foi uma vitória. Não me afetam mais os olhares tortos para a minha resposta curta e direta: não eu não amamento. Não pretendo fazer aqui uma propaganda anti amamentação. Mas amamentar é em ultima instancia uma opção, e eu consegui optar por ela por 3 meses, sorry! e me explico... durante esses três meses tudo o que eu fazia era amamentar e bombear leite nas horas livres. Acabava não curtindo os babies . Muitos acham que o vínculo materno se dá pela amamentação, visão um pouco simplista... seria muito fácil se fosse assim ( amamentar não é fácil, mas criar um vínculo é uma tarefa muito mais complexa e envolve muito mais do que um seio físico) quantas mães amamentam e não têm o menor vínculo com seu filho, outras têm um vínculo fortíssimo. O vínculo se dá por uma porção de fatores que criam essa estrutura afetiva entre mãe e filho. O vínculo é criado pelo seio, vamos dizer assim, psíquico. Pelo acolhimento, pelo suporte e compreensão e pelo calor de um colo amoroso. O vínculo se forma nos olhares apaixonados para aquela(s) criatura fofa e mágica. Amamentar é muito bom para a saúde, e se feita com afeto ( e não com stress) é um momento de muita intimidade entre mãe e filho. Passar o dia inteiro amamentando ou bombeando leite não me permitia curtir cada momento sutil e maravilhoso do desenvolvimento do ioni e da naná. Não amamentar foi a minha escolha e não me arrependo disso. Pude assim me dedicar 100% a curtir e me apaixonar cada vez mais os meus filhos, sem sentir a obrigação de produzir mais e mais leite.
 A percepção de que cada bebê é um indivíduo é muito mais aguçada para uma mãe de gÊmeos, já que ela tem diante de si dois bebês para comparar. Desde o nascimento dava para notar as diferenças. A naná sempre foi mais agitada e o ioni mais na dele. Com o passar do tempo fomos percebendo as brincadeiras das quais cada um gosta... A naná ri para quase qualquer um que lhe dê atenção... mas não ri tanto com brincadeiras com barulhos e muita agitação. O ioni exige um pouco mais de esforço para arrancar uma gargalhada... passa o dia inteiro "falando" sozinho ( um dia eu posto... as pessoas duvidam que aqueles gritinhos saem da boca dele.... a gente morre de rir) ele acorda e fica quieto no berço brincando com os pés, enquanto a naná chora assim que abre os olhos. O ioni é preguiçoso pra caramba... quando colocamos ele de barriga no chão para brincar ele simplesmente deita e fica " mamando" o tapete... a naná parece uma pipoca, não para quieta um minuto... fica se virando de um lado para o outro sem parar!!!
A afirmativa de que a maternidade não é igual para todos os filhos se torna a cada dia mais verdadeira e a comparação é instantânea ( não preciso esperar o próximo filho para fazer uma comparação pouco aguçada, já que a memória falha as vezes). Sou a mãe da naná e sou a mãe do ioni. Sou diferente com cada um, porque eles são diferentes e têm demandas diferentes. Não seria justo ser igual com os dois.. A mãe precisa dar o que o filho precisa! Tem de se desprender dos seus preconceitos e dos "manuais de intruções" e se entregar a sua percepção quase que infalível. A cada dia tenho me esforçado mais e mais em dar ao ioni e a naná o que els precisam individualmente.
Por fim, esses 6 meses me ensinaram a amar de uma maneira totalmente diferente. É um amor incondicional que faz perceber que todo o esforço e cansaço valem a pena, que a vida vale a pena.
O rótulo do nestogeno me lembrou e me fez pensar em cada momento desses 6 meses, tipo um flashback. Foram meses que valeram a pena e que iniciam uma jornada de meses e dias que valem MUITO a pena.
Beijos

3 comentários:

  1. Nossa faço minhas as sua palavras...
    Eu amamentei meu Luanzinho até pouco mais de 3 meses e vi muitos olhares tortos como se eu estivesse cometendo um crime.... Me encomodei muito no início porém quando parei o analisar bem vi uma mae amamentando o filho de quase dois anos ao mesmo tempo que chamava o menino de burro por não conseguir levantar sua blusa ai eu penso mais importante que LM é desenvolver cumplicidade,parceria e respeito do seu filho...
    voltando ao Nestogeno 1 é perfeito sem cólicas sem ressecar(No meu caso o NAN deixou meu pikeno 5 dias sem cocô) e o Luan ama...Porem a dois dias mudei para o Nestogeno 2 e o Luan mama e já começa a chorar de cólica antes msmo de terminar a mamadeira, diarreia de trocar 5 ou 7 vzs ontem e até refluxo que ele nunca teve... não sei oque fazer... Sera que posso continuar no Nestogeno 1?

    ResponderExcluir
  2. Amei suas palavras hoje me senti assim também fui a prateleira da farmácia e derrepente lembrei que era o nestogeno 2 me passou um filme na cabeça corri rever as fotos e pensando como pode caber um amor tão grande assim no peito...hoje feliz mas já com saudades do meu bebezinho

    ResponderExcluir
  3. Eu queria saber se posso dar nestogeno 2pra minha bebê de cinco meses e15dias pois moro no interior e só achei a dois

    ResponderExcluir