quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Ser mãe, longe da mãe

É difícil
Ser mãe longe da minha mãe é muito difícil. Destaco o "minha mãe" pq não posso fazer tal afirmativa como algo universal. De repente, pra alguém, ser mãe longe da própria mãe é um alívio, existem mães chatas, intrometidas de mais... mas não, minha mãe está no ponto!!!! Sei que assumir a maternidade longe da minha mãe é complicado, e ponto.
Acho que virar mãe com a ajuda da própria mãe é um rito de passagem. A mãe, que se torna avó, passa o trono à filha que se torna mãe. Ambas assumem novos papéis, ao mesmo tempo que mantém seus papéis antigos, de mãe e de filha. Essa mãe nova anseia cuidar e ser cuidada. Quando dá colo ao seu recém nascido ( no meu caso, no plural) deseja receber, também ela, um acalanto, um suporte que diz que tudo vai dar certo, um guia para a tranquilidade tão almejada, a figura da mãe serena ( que por sinal, não existe!!)
Essa mãe, que nasce junto com seu(s) bebê(s) quer ser apoiada, e é tão insegura que não aguenta críticas. A única intromissão tolerável é a da mãe ( talvez porque ela esteja longe?) ela sabe quando criticar e quando elogiar, e só ela pode fazê-lo com certo êxito.
A mãe não ensina a ser mãe. Ser mãe não é algo que possa ser ensinado. Você vive a maternidade enquanto filha e a reproduz enquanto mãe. Poder reproduzir essa maternidade (numa versão sempe mais avançada, é claro) perto da mãe é um grande barato. Lembrar e reelaborar momentos e transmití-los a diante, reviver certos afetos e poder se entregar como filha, como mãe, tudo junto e misturado.
Tem horas que a mãe só quer a mãe. Os filhos choram por colo e a mãe recorda da possibilidade de pedir colo.... A mãe(avó), que está longe, dá colo da maneira que pode, à filha e, consequentemente, aos netos.... E se faz sempe presente, mesmo distante, como uma "Avoz" que canta, alegra, abraça, ama.
Te amamos,
Mamãe, Vovó

Um comentário:

  1. Querida,
    Saiba que para mim, como mãe, é muito difícil não poder te dar o colo quando você precisa. Como avó, mais difícil ainda não poder ver o primeiro passo, a primeira palavra, os sorrisos, as roupinhas ficando pequenas...Mas tentamos manter este laço tão forte mesmo à distância. Vocês são tudo pra mim, meu amor!

    ResponderExcluir