quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Sim, diga Não




Certa vez, uma mulher, dessas cheias de dicas sobre maternidade ( todos conhecem um ser dessa espécie), me disse : nunca diga não aos seus bebês, não é uma palavra muito forte, diga "ai ai ai". Nessa época eu ainda era ingênua e costumava responder, mesmo que muito finamente, e lhe disse: é forte, mas é necessária, e pensei: as vezes a vida é um grande não, será que ela não sabe disso???
Como mães temos a responsabilidade de preparar nossos filhos para a vida, para momentos em que ela se torna um grande não. Não estou falando aqui somente do fato básico de haver necessidade de darmos limites as crianças, isso é o óbvio. Mas além da obrigação de darmos afeto aos nossos filhos, temos de proporcionar, mesmo que inicialmente em doses homeopáticas, a experiência de frustração.
Sei que há um desejo de proteção muito grande por nossa parte.... as vezes queremos agarrar nossos filhotes e popupá-los de todo o mal que existe. A verdade é que não hé melhor jeito de poupá-los além de dizer não. Mostrar dentro de casa, num ambiente de amor e proteção, que nem tudo na vida são flores, é a melhor maneira de proteger nossos filhos de uma grande "quebrada de cara". Ensinar a vencer é mostrar que apesar dos obstáculos é possível erguer a cabeça e continuar a trilhar o caminho rumo ao objetivo, qualquer um que ele seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário