quarta-feira, 27 de outubro de 2010

mantendo a sanidade

A maternidade é sem dúvida a experiência mais intensa na vida de uma mulher. Não pretendo enumerar os N motivos que me levam a afirmar tal coisa, vou explorar aqui apenas um deles, que para mim, nesse momento é o de maior importância.
A intensidade da experiência de ser mãe se dá principalmente pelo fato de ser uma vivência altamente identitária. Ser mãe é assumir um papel, uma identidade que será carregada pelo resto da vida. Toda essa coisa escrita dessa maneira parece muito simples, mas não é. A identidade materna nasce, de uma maneira abrupta e radical. Para você se tornar de fato esse indíviduo que dentre outras coisas é mãe, você passa por uma fase de profunda fusão com o seu ( no meu caso meus) bebê. Nesse primeiro momento eu não sou a ilana que tem 2 filhos Naomi e Ionatan. Eu sou Ilana, Naomi, Ionatan, tudo junto, os corpos delimitam um ser (espiritual, psiquico???)profundamente fundido. E essa existência fundida é de suma importância para que o bebê sobreviva ( alou Winnicott, que saudades da faculdade). A mãe sente a necessidade do bebê, entende o seu choro por se entregar com profunda devoção a esse relacionamento.
Essa identidade fundida, porém tem dia e hora para acabar, simplesmente porque se continuar existindo não haverá sanidade mental tanto por parte da mãe, quanto por parte dos filhos ( hello mamis super protetotras sufocadoras que com as melhores das intenções acabam enlouquecendo seus filhinhos amados). Quanto mais autonomia o bebê começa a criar, mais separadas ficam as identidades.... e quando digo autonomia nao digo graandes coisas.... mas  feitos do tipo sustentar a cabeça, pegar coisas com as mãozinhas, sorrir socialmente e daí por diante. De repente a gente se lembra da nossa existência como alguém que além de mãe é uma pessoa, que tem vontades, prazeres. E é aí que eu entro...... Você está lembrando de você???? há quanto tempo você não se mima...??? Ou você se esqueceu de você mesma em toda essa bagunça de identidade?
Bom vou listar aqui meus pequenos mimos, coisas que me afirmam enquanto pessoa, mulher... já que toda santa hora BH eu tenho 2 fofinhos que afirmam minha identidade de mãe.
1- nesse exato momento estou fazendo duas coisas que me dao prazer: escrever no blog e fazer escalda pés.... descobri esse prazer atualmente... uso uns saches da granado numa bacia de água morna e voila, tenho um otimo momento spa para os pés com direito até a esfoliação
2- maquiagem.... quanto estou me sentindo muito mãe xexelenta acabada eu me tranco no banheiro e me maquio, mesmo que não vá sair de casa.
3- manicure, adoooooro a marilene
4- leitura- estou voltando a estudar psico já que volto a ativa semestre que vem
5- carboxiterapia- dói, mas é um prazer... não tentem entender, e não façam perguntas difíceis
6- the big bang theory
7-sair com o maridão- gente a lista não está em ordem de prioridades ( tá rapha???)
8- falar no telefone com pessoas queridas....
Interropimento basico..... nana chorando
bye queridas

Nenhum comentário:

Postar um comentário