sábado, 2 de outubro de 2010

a long long time ago....

nessa ultima semana que fiquei sem postar comecei a refletir sobre uma questão que parece simples: Por que os bebês são pequenos? Bebês são seres provocadores... provocam questionamentos sobre a vida, sobre a morte, sobre quem somos e por que vivemos..... O Ioni e a naná me provocaram, entre outras coisas, no sentido de pensar no porque deles serem pequenos. 
A resposta para essa questão também parece simples: os bebês são pequenos para que possamos pegá-los  no colo. O que tem de provocativo nessa reflexão? Ela nos faz pensar em toda a relação mãe bebê e na futura relação de mãe e filho. A hora de pegar o seu filho no colo é agora, enquanto ele ainda cabe nele. Já critiquei alguns livros que pregam a independência do bebê, nesse post não farei diferente, pregar a independência para um bebê é o mesmo que colocar salto alto em uma menina de dois anos. Um bebê não pode e não deve ser independente.... ele é pequeno justamente por isso, para ser acalentado, segurado, sustentado.
A mãe, segundo Winnicott ( vida longa a seus escritos de enorme genialidade sobre a relação mãe bebê que depois de devorados me fizeram perguntar: por que raios você gastou tanto tempo lendo esses livros de besteirol? desculpem esse parenteses gigante) não precisa ser ensinada a cuidar de seus filhos, com a sua enorme devoção ela é capaz de adaptar-se às necessidades do seu bebê. Ou seja, não há mãe experiente, há mãe devotada, uma mãe que se entrega tão profundamente a maternagem a ponto de saber quase que intuitivamente as necessidades daquela pessoinha tão pequena. 
Parafrasenado Winnicott, trago essa frase sensacional: "There is not such thing as a baby". Em outras palavras, o bebê não existe em si, sozinho, ele faz parte de um relação. O bebê e sua mãe, inicialmente, são um ser apenas... e a separação ocorre gradativamente. Para que a maternagem seja bem sucedida e para que posteriormente o bebê possa se constituir como um ser separado de sua mãe, é necessário passar por essa fase de fusão, mistura entre esses dois seres ( mãe e bebê) que se continuam. Para tanto  é preciso que a mãe realize com sucesso suas funções de holding- dar sustento (emocional)ao bebê, handling- o cuidado em si com o filho, dar banho, alimentar..... e a  apresentação do mundo. São três alicerces fundamentais para o desenvolvimento emocional da pessoa. Oras, por que raios temos que deixar um bebê chorando se ele já foi trocado e alimentado? Apenas o handling tem importância? Tão importante quanto alimentar um bebê é pegá-lo no colo, tratá-lo com naturalidade e amor, sem cumprir protocolos. Se o leite é o alimento para o corpo, o afeto, o carinho honesto é o alimento que fará crescer um indivíduo psicologicamente saudável. Qualquer pessoa tem capacidade de ser boa mãe com apenas um pouco de devoção. 
A hora de pegar seu filho no colo é enquanto ele é bebê.... essa não é uma idéia simples, a separação mãe-bebê não é difícil apenas para o bebê, mas também para a mãe e é por isso que cada fase tem de ser vivida em seu tempo. De que adianta deixar um bebê chorando e posteriormente ser uma mãe super dominadora? Envolva o seu filho enquanto ele ainda cabe no seu colo, enquanto ele necessita disso..... logo ele não poderá mais ser envolvido e estará entregue ao mundo. Nenhum ser é independente, vivemos em sociedade, precisamos uns dos outros. Ninguém pode alcançar o máximo de independência possível sem passar pela total dependência. Como querer que de repente um bebê que ficou durante nove meses na sua barriga seja independente?  Não pensem que estou fazendo apologia à falta de limites, quem me conhece sabe que sou uma pessoa super rígida. Mas sinceramente, essa idéia de dar limites a um nenê me soa um tanto estranho. 
Já estou ouvindo os: e quando não couber mais no colo? vai estar mal acostumado...... Quando não couber mais no colo eu não pego mais!!! Não é um pouco absurdo deixar de pegar o bebê no colo porque um dia ele ficará grande? aaaaa então não compro mais roupas porque um dia não vão mais caber..... Gente quando os bebês ficarem grandes eu vejo o que eu faço.... com certeza as necessidades deles serão outras.
Por que os bebês são pequenos??? Pra gente apertar muuuuuuuuuuuito..... Para nos envolvermos profundamente com eles, numa relação natural e honesta. Qual é a teoria que utilizo na criação dos meus filhos? A teoria ilana de educação infantil, baseada em  profunda devoção. Ela já foi testada? não!!! mas quem não erra? pelo menos erramos tentando muito acertar!
beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário